domingo, 29 de maio de 2011

O profissional frente aos novos desafios do mercado

Há algum tempo atrás, um bom profissional era aquele que conhecia bem o seu trabalho e suas atividades restringia-se a sua função. Esse trabalhador entendia de um único assunto e passava muito tempo em uma única empresa, ele era chamado de especialista. Depois, devido a novas exigências do mercado, as empresas passaram a valorizar aquele funcionário que entendia um pouco de tudo e que possuía vasta experiência em várias empresas, os generalistas. Atualmente, as organizações buscam um outro tipo de profissional, mais completo, o que seria os especialistas-generalistas, ou seja, um colaborador que saiba muito sobre muitas coisas.
Estar sincronizado com o mercado significa dizer que o profissional que queira ter sucesso deve possuir alto poder de comunicação, obsessão por resultados, flexibilidade, capacidade de improvisar, criatividade, paixão por aprender, intuição e conhecimento em várias áreas. Podemos dar como exemplo um profissional de administração; para que ele possa destacar-se e ingressar nas novas exigências do mercado, será preciso que ele saiba sobre psicologia, recursos humanos, informática, marketing e muito mais, pois quanto maior o seu leque de conhecimento, maior será sua versatilidade e capacidade de atender as novas necessidades que possam surgir.
Para que um profissional aumente a sua empregabilidade é preciso estar apto do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, humano e social para que possa solucionar problemas cada vez mais específicos. Manter-se informado é de vital importância, pois as pessoas que possuem conhecimentos de tecnologias recentes, sempre estarão em vantagem.

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