terça-feira, 10 de maio de 2011

Invista nos seus Pontos Fortes.

Você tens pontos fortes? Claro que sim, todos nós temos, mas você já pensou em aprimorar estes dons e competências que o tornam diferente?
Alguém pensa no Pelé treinando na zaga? Não, ele podia até ter noções de zagueiro, mas seu forte era a criação de jogadas e fazer gols. Com você é a mesma coisa. Veja algumas dicas para você se desenvolver e se tornar um craque no jogo organizacional.
Descubra suas melhores habilidades. O primeiro passo é saber quais são as habilidades que mais lhe destacam. Algumas são naturais, como saber se comunicar, liderar ou negociar, outras podem ser escondidas e ser encontradas ou desenvolvidas ao longo do tempo. O importante é você conhecer essas qualidades que o tornam excelente e diferente dos outros e que agregam valor à empresa em que você trabalha.
Não tenha medo de feedback. Avaliação de desempenho é sempre um temor danado e muita gente perde o sono com isso. Mas que tal transformar esse momento em algo positivo? Seja maduro para ouvir as críticas que recebe. Peça uma crítica construtiva e também diga a ele quais são seus pontos fortes e como podem ser aplicados na empresa que trabalha.
Faça as perguntas certas. Busque nas conversas informais saber como os colegas o vêem, aproveite este momento e comente os pontos positivos de seus colegas ajudando a aumentar a autoestima de toda a equipe.
Valorize seus acertos. Atingiu a Meta? Fez algo de bom na empresa? Celebre, nem que seja sozinho ou com a família. Adquira o hábito de celebrar pequenos acertos, isso melhorará sua confiança e autoestima. 
Fique atento aos resultados. Avalie como seus habilidades e qualidades podem ajudar nas suas tarefas e como podem estar ainhadas às metas da empresa e oriente todo seu potencial neste sentido. Sua carreira e ascensão é (ou será) medida por resultados, portanto tenha claro como você pode fazer a diferença no seu trabalho, e dirija suas ações e seu foco em busca do fortalecimento de sua empresa e por tabela do seu crescimento profissional.
Não se esqueça de ser humilde. Não pense que tudo que falamos antes significa que agora você ficará contando vantagens e discorrendo sobre suas qualidades,  suas ações devem falar por si, e tudo quanto disser deve estar afiançado pela sua conduta, sua postura e sua capacidade de resoluçao dos diferentes conflitos que surgem no dia-a-dia da empresa. Não crie uma imagem arrogante, isso só somará contra você.
Tenha foco, dedicação e concentre-se naquilo que você tem e faz de melhor. Invista em treinamento e desenvolvimento e saiba vender os seus pontos fortes da meneira adequada. A sua carreira agradece.

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