sábado, 28 de maio de 2011

Ética na Empregabilidade

De importância fundamental na vida do ser humano, trago à discussão, a importância da ética na carreira de qualquer profissional que queira desenvolver uma consciência do que deve e/ou não deve ser feito, seguindo as regras do politicamente correto e levando em consideração que nossas ações, quando realizadas de forma prejudicial, pode gerar o caos individual, que afeta apenas a nós mesmos, ou uma ação, mais devastadora, que pode prejudicar um número maior de pessoas ou até mesmo a organização a que pertencemos.
Fazendo um link direto com a disciplina Filosofia, Ética e Desenvolvimento Humano, mostrando um pouco da interdisciplinaridade do estudo junto a empregabilidade, veremos que a ética está diretamente ligada aos valores do bem e/ou do mal. No sentido etimológico, significa a maneira como o indivíduo organiza a sua vida.
O profissional deve desenvolver antes de tudo a consciência moral, ou seja, deve aprender a analisar a sua própria conduta, pois deve estar sempre revendo as suas ações.
O gestor, poderá utilizar esses princípios, para deixar claro, a todos os colaboradores a forma de pensar da organização, deixando transparente o equilíbrio entre direitos e deveres, criando um clima onde todos possam se relacionar bem, tendo consciência de que todos pertencemos a um único meio.
O filósofo Sócrates, afirmou que o ser humano que não agi eticamente, desconhece a virtude e ignora o bem e a essência humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário