terça-feira, 24 de maio de 2011

Fazendo acontecer...

Ser proativo e solucionador de problemas é o bastante hoje em dia? E por que não criar profilaxias processuais? Podemos aplicar essa “vacina” primeiramente em nós mesmos, nos preparando através das diversas fontes de conhecimento existentes, antevendo problemas futuros. O profissional deve buscar antes de tudo, fazer o máximo de esforço para que os problemas sejam evitados.
O conhecimento nunca é de mais, não quer dizer que necessariamente precisamos saber sobre tudo, mas quanto mais aprendermos, maiores são as chances de evitar conflitos, divergências e situações improdutivas ou desinteligentes.
Quando falo sobre aprender e buscar conhecimento, não me refiro apenas a assuntos técnicos e teóricos da profissão, entendo que é importante o entendimento emocional, religioso, pois um bom profissional se faz da fusão de tudo que ele aprende ao longo de sua vida e é preciso desenvolver essa percepção, para enxergar o colega de trabalho, o subalterno ou o chefe como ser humano, sujeito a acertos e erros.
O diferencial que pode nos gerar um cargo melhor, pode estar ligado a um ou vários diferenciais que conquistamos ao longo de nossa formação profissional.
Uma situação financeira estável, uma qualidade de vida excelente, pode depender do que plantamos no início da nossa carreira e porque não dizer, da nossa formação acadêmica.
Um curso de idioma, seminários e outras atividades que nos ofereça qualificação podem nos render frutos no futuro, fazendo com que sejamos escolhidos, numa digamos, divisão de seleção, onde o perfil dos candidatos é parecido e atende a necessidade de uma determinada instituição, ou até mesmo em uma promoção e principalmente no plano de carreira.
O que na verdade quero dizer é que precisamos ser empreendedores de nós mesmos, investindo no que for possível para que possamos criar colunas de sustentação em nosso conhecimento e conseqüentemente, em nossa carreira, pois a vida profissional depende disso. Então, faça acontecer e chegue na frente!

Sem comentários:

Enviar um comentário